Qual a "vantagem" de rodar com Etanol ?

Atualmente muitos motoristas tem a opção de escolherem o combustível a ser colocado em seu veículo. Depois de terem criado o CARRO FLEX a quase 10 anos atrás, o cidadão não tem um carro nem bom usado com Gasolina, nem com o Etanol. Simplificando, temos um meio termo entre os 2 combustíveis. Se tivéssemos carros somente a gasolina, teríamos carros mais economicos. Mas o que ocorreu, foi que a grande maioria opta por usar o Etanol como combustível, com a questão de ser 'mais barato', o que alguns anos atrás realmente era, mas hoje essa diferença na maioria das cidades é nula.

Os problemas que o etanol causa ao seu carro


O que muita gente não sabe, é que o Etanol é um combustível sujo e 'seco', causando sérios problemas ao seu sistema de injeção eletrônica e muitas vezes diminui a vida útil de um motor. O que seria economia de combustível, muitas vezes é gasto com manutenção (muito antes comparado ao veículo a gasolina) em seu mecânico. 

Vamos listar os principais lugares onde o Etanol destrói seu carro mais cedo :

O Etanol, causa entupimento rápido do Filtro de combustível, e  força sua bomba de combustível a estragar mais rápida , em comparação com carros a gasolina. Se você costuma usar este combustível sujo, troque seu filtro com menor kilometragem. (recomendado pela maioria das montadoras é para 15 mil km, troque com 7mil km ).


Mesmo com o filtro novo, a sujeira,  (uma gosma marrom que aparece por métodos de destilação do Etanol nas usinas) passa e segue por todo o circuito onde o etanol corre, se acumula nos bicos injetores, ali faz estragos, levando seu carro a falhar e ter de levá-lo à fazer limpeza do sistema de bicos, que as vezes chega a queimar a peça, que por sinal é de preço alto. 



Seguindo a lista, ainda o Etanol por ser mais 'seco' ( a gasolina tem propriedades de lubrificar um pouco o caminho por onde passa ) acaba destruindo o cabeçote do motor , assim, desgastando mais as válvulas e suas guias, gerando problemas precoces de regulagens de válvulas e muitas vezes tendo de trocá-las por causa de quebras. 



Resumindo, se você acha que está fazendo economia ao usar Etanol, ISSO NÃO É VERDADE , vendo que à longo prazo está gastando mais com manutenção . Veja bem, se você gosta de usar carros a Gás, o prejuízo é ainda maior, vendo que o gás 'acaba' com o motor por inteiro mair rápido, devido a deficiência de lubrificação que ele causa nos cilindros. Fique ligado.

16 comentários:

  1. o oleo do motor serve pra que entao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O óleo do motor tem propriedades lubrificantes e também diminuição de calor no motor em áreas em que ele tem contato. Nas câmaras de combustão, o combustível utilizado tem um grande papel de diminuir o calor e também propriedades lubrificantes. O que o texto comenta, é que o combustível Etanol causa danos precoces em peças com contato direto (filtro e bicos injetores) , podendo causar até problemas em válvulas.

      Excluir
    2. A vantagem da anta ao comentar como 'anônimo' é que só ele saberá da burrice dele, kkkkkkkk (ou ele, na sua capacidade, pensa que o óleo do motor circula pelo sistema de injeção, combustão, afins?)

      kkkkkkkkk

      Excluir
  2. E quanto a grilada que a gazolina causa pelo ponto de combustão estar um pouco elevado? Tenho optado pelo rabo de galo (20%) de alcool e restante gazolina aditivada. Seria a solução?

    ResponderExcluir
  3. Esse tipo de problema não acontece com carros flex! Bombas, bicos injetores e tudo mais, são preparados para o combustível. Conheço vários casos de carros que rodam so no Etanol e passam dos 100 mil km sem problema algum. Fazer manutenção preventiva, trocar filtro de combustivel no tempo correto e nao tera problema!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com o colega Rauser, pq veículos flex foram desenvolvidos para lidarem com total segurança com quaisquer misturas de etanol com gasolina e mesmo com esses combustíveis puros. O problema maior é que nós brasileiros nnuca demos o devido valor ao etanol e ficamos valorizando esses LIXOS de gasolinas de apenas 88 octanas quando o etanol tem meia de 110 octanas,não enche o motor internamente de carvão e fuligens nem emite as emissões nos gases de escape que a gasolina emite, mas brasileiros gosta mesmo é de combustível que não presta, infelizmente !

      Excluir
  4. Interessante e a carbonização ocasionada pela gasolina fora a geração de borra acho que todos tem suas desvantagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente o que causa borra no óleo, não seria a gasolina, seria a troca muito fora do prazo determinado, ou talvez, seu motor esteja com problemas na injeção eletrônica , e até a falta de uma válvula termostática pode causar borra a longo prazo. Abraço.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Eu não concordo com o que diz esse blog. O texto é sem fundamento e parece ser baseado em opinião pessoal. Uso etanol a 6 anos na minha Blazer e nunca tive problemas relacionados ao que se refere esse blog. Obs: Sempre troco o óleo pelo recomendado de fábrica e troco todos os filtros, também sempre mantenho a manutenção em dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse ai do blog deve ser um tipico que vez curso on-line e se acha dono da verdade um verdadeiro analfabeto mecânico

      Excluir
  7. Meu carro é um fok 2016 só uso etanol mais agora fiquei com dúvida,posso continuar com o etanol???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode usar normalmente sem prejuízo nenhum não vá atrás de blogueiro de facebook,seu carro foi projetado para andar a vida inteira no alcool... Abraços

      Excluir
  8. As piores besteiras foi dita pelo autor do blog kakakakakakaak volta para escola para nao passar vergonha... Kakakakakaakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakak comédia

    ResponderExcluir
  9. Não sei se é coincidência , más uso etanol e já é a segunda vez que pego a estrada e o carro não aguenta, dessa vez quebrou a biela e estorou o broco, mesmo com óleo original da Chevrolet, Será que tem algo a ver com o assunto? E o veículo já é outro.

    ResponderExcluir